FITWEL: um selo para garantir a qualidade dos espaços de trabalho!

Você sabia que existe um selo utilizado em projetos corporativos ( e residenciais ) que atesta “um espaço” como saudável e que promove o bem estar?

Considerando que passamos 90% do nosso tempo em espaços internos, talvez seja esse o pulo do gato que principalmente as empresas precisem pensar para seus escritórios.

Esse selo se chama FITWEL! É um selo de fácil aplicação, barato e pouco burocrático, veio como opção ao WELL que embora muito completo, é uma certificação cara e difícil de manejar.

Organizado pela CfAD, essa estampa garante, quando se atinge um número mínimo de pontos, que o espaço de utilização minimamente olhe para alguns temas como: localização com serviços por perto, infraestrutura de transporte público acessível, espaços externos de fácil uso, incentivo a exercícios físicos, alimentação saudável, água não contaminada para consumo, acústica e atendimento de primeiros socorros acessível quando necessário.

Cafeteria em escritório. Produtos saudáveis e de baixo teor de açúcar.

Cafeteria em escritório. Produtos saudáveis e de baixo teor de açúcar.

Um exemplo bem interessante de estratégia que gera pontuação, é o incentivo do uso de escadas, em vez de elevadores, quando possível, propiciando um pouco de exercício físico ao longo do dia.

Outro ítem interessante, é garantir espaços de trabalho com luz natural, favorecendo o ciclo circadiano do usuários do escritório.

Uma questão atual, é o incentivo ao consumo de comida saudável dentro do espaço de trabalho, em vez de produtos industrializados ou com excesso de açúcar.

Dentro da PITÁ, fizemos uma simulação do scorecard do FITWEL, e conseguimos 92 pontos, pouco mais dos 90 para recebermos “one star”. É um motivo de orgulho saber que estamos no caminho, não só bom design, mas sim, do design  consciente, tanto para nós quanto para nossos clientes!

preview_netflix_5988.JPG

Agora o desafio será incluir essas premissas em nossos projetos, cada vez mais, considerando que nossos clientes olham para seus funcionários e buscam o bem estar deles em suas estruturas físicas.